Os nossos Parques Naturais

JOSÉ D`ENCARNAÇÃO



Paira na atmosfera aquele arzinho de sedutor convite a férias e, felizmente, já muitos portugueses aproveitam esse período para virem a conhecer mais de perto as nossas paisagens e os costumes das nossas gentes do interior, longe do estereotipado bulício das cidades e do litoral.

            Vem, pois, a talhe de foice recordar uma iniciativa que já data de Julho de 2014, mas que se mantém plena de actualidade: o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, através do seu Departamento do Norte, deu à estampa excelente colecção de cinco desdobráveis sobre os seguintes parques: Parque Natural do Alvão, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural do Litoral Norte, Parque Nacional da Peneda-Gerês.

            Só este último é que teve coordenação de Henrique Miguel Pereira, a preparação dos demais foi obra de uma equipa coordenada por Armando Redentor. Louve-se o cuidado posto nestes autênticos guias, que, além de mui circunstanciados mapas, como se imagina, vêm enriquecidos de bem elucidativas fotografias e de apropriados textos explicativos.

            Louvem-se, pois, os responsáveis que deram a estas equipas a possibilidade de assim nos oferecerem um produto de excelência, apetitoso aperitivo para uma visita a lentamente saborear. Que ele há as paisagens, os monumentos, as casas típicas… mas não deixarão de se ver os vestígios arqueológicos e de se observar a fauna e a flora típicas de cada um desses parques, dotado cada qual de uma individualidade própria.

            Numa altura em que a tendência é «descer» para uns banhos de sol em praias acaloradas, porventura também não será despropositado procurar o desconhecido fresquinho dos nossos parques naturais nortenhos. Fica o convite!

Sem comentários:

Enviar um comentário