E agora Cascais??!!

* JOÃO RUIVO


Depois de toda a “animação e rebuliço” característicos da coligação que está à frente dos destinos de Cascais, infelizmente volta tudo ao normal.


Dentro em breve o centro de Cascais estará vazio, o pouco negócio no centro da vila desaparecerá, a rua direita deserta e o largo de Camões voltará a deixar um enorme vazio a todos que, como eu, nos habituámos a vê-lo sempre cheio de movimento.


Porquê? Porque todo o trabalho só serve para dar a ideia que tudo vai bem no nosso concelho, mas no fim, Cascais não evolui, não melhora, não vê nenhum dos seus problemas estruturais resolvidos ou a caminho de uma resolução.


A pergunta que devemos fazer a quem gere os nossos destinos há 15 anos, sim há 15 anos que esta coligação gere os destinos de Cascais, é: Qual a ideia de vila que têm? Onde gostariam que estivesse Cascais daqui a 15 anos?


Esta questão é pertinente, uma vez que nas ultimas eleições a coligação nem sequer apresentou um programa eleitoral.


Gerir a despesa corrente e gastar dinheiro em festas e festinhas, algumas com razão de existir, mas muitas que geram muitas dúvidas, não é com toda a certeza uma visão de futuro.

O turismo é a actividade mais importante nos dias de hoje do nosso Concelho, e é obrigação da Câmara Municipal criar condições para cimentar esta actividade e ajudar a economia local a gerar postos de trabalho, a gerar riqueza que se traduzirá em impostos indirectos, que a autarquia voltará a reinvestir.


Por tudo isto a Autarquia deveria apresentar os custos, qual o retorno esperado e no final apresentar o resultado real de todas as iniciativas, devidamente quantificadas, para que todos nós saibamos onde e como estão a ser gastos os nossos impostos.


Só assim podemos perceber se as iniciativas são realmente importantes ou se apenas servem para animar o povo e fazer pré-campanha eleitoral encapotada.


Contribuir para o dia a dia do concelho, na educação, na saúde, na acção social, no desporto, etc, não é, ao contrário do que nos querem fazer crer, um grande trabalho desta autarquia, é o mínimo que lhes é exigido no cumprimento do seu mandato com o orçamento de mais de 190 Milhões de Euros que dispõem. Fazer crer que é um grande esforço, que é uma benesse, e por vezes “exigir” apoio publico em troca de subsídios, não pode ser o grande desígnio desta autarquia.


Cascais precisa de mais, e ao fim de 15 anos esta coligação ainda não demonstrou qual é a sua ideia para Cascais.


Acabar com o pendularidade diária de milhares de pessoas para os concelhos limítrofes, principalmente Lisboa, onde muitos de nós perdem inúmeras horas diárias, deve ser encarado como uma prioridade da autarquia. Horas estas que deveriam ser passadas com a nossa família. 


Deixar os filhos na escola bem cedo, e ir buscá-los bem tarde, sem ter tempo de qualidade com a família, não pode ser uma inevitabilidade.


Promover a fixação de empresas no nosso concelho deveria ser um objectivo desta autarquia, para poder melhorar a qualidade de vida de quem cá habita. A DNA e o empreendorismo que esta promove não é a solução para a criação de postos de trabalho em Cascais para as mais de 200 mil pessoas que vivem no nosso concelho. Ou pelo menos, assim o tem demonstrado a sua atividade.

Na promoção do turismo não termina o empenho de quem gere o nosso concelho, melhorar a qualidade de vida de todos os que aqui vivem deveria empenhar igualmente a autarquia, mas apesar de muita propaganda, muitos programas efusivamente apresentados, milhões gastos todos os anos em comunicação,  ao fim de 15 anos, tudo continua igual para a maioria de nós.


* Coordenador Autárquico PS Cascais 


Leia também

QUAL O RUMO PARA CASCAIS? 



3 comentários:

  1. O retorno é sempre a promoção partidária. Isto é uma dispensa com umas governantas com 7 chaves e só come quem for da casa. Democracia participativa é uma quimera... elevado, elevada há muitos elevadores mas não sobem.

    ResponderEliminar
  2. O mais irônico disto é que este executivo está a colher os frutos semeados no tempo do Jose Luís Judas. A ironia é ainda maior quando nos recordamos dos argumentos da psd de então.☺

    ResponderEliminar
  3. Gerir uma autarquia rica é fácil. Muito se mostra em rotundas floridas enfeitadas, muita propaganda pendurada atraindo passantes e tolos deslumbrados. Por trás do cenário os camarins pobres, abandonados e sujos. Os tapetes escondem o lixo onde se junta os que querem verdade.
    Temos pena que os lindos sloganes com que se enganam os tolos não passem de palavras ocas e actos vazios. O que é democracia participativa em Cascais? serão os vídeos do fazem tudo de nada, a propaganda distribuída do venha a nós no nosso pequeno reino de mandadores que mal mandam nem deixam que ninguém opine e no alto da soberba ainda insultam e desdenham...
    Queremos que façam connosco e não que façam para nós, isto é democracia participativa.

    ResponderEliminar